domingo, 7 de março de 2010

NOSSO SUMO SACERDOTE


Hebreus 10:21-22 - "...e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência, e lavado o corpo com água pura".

O elemento essencial de todo sumo sacerdote é que, além de ser chamado por Deus, ele precisa ter algo para oferecer como sacrifício. Isto era verdadeiro quanto aos descendentes de Arão, que eram sumos sacerdotes sob a lei de Moisés, e é verdadeiro de nosso sumo sacerdote: Jesus Cristo.

A diferença entre estes dois sacerdotes é impressionante. Os sumos sacerdotes, sob a lei, tinham somente o sacrifício de sangue de animais para oferecer. Isto, temos certeza, não pode retirar o pecado segundo está escrito em Hebreus 10:1-4. Nosso sumo sacerdote, Jesus, que passou através dos céus, ofereceu a si mesmo como sacrifício, um oferecimento que limpa a consciência das obras mortas do pecado.

Jesus, como nosso sumo sacerdote, é descrito tanto como advogado como intercessor. Ele sempre vive, o escritor de Hebreus diz, para fazer intercessão por nós, uma intercessão à mão direita de Deus, que inclui mais do que perdão pelos pecados. Ele está ali para interceder de qualquer modo que precisamos, dando-nos força para superar a tentação, conforto em tempos de sofrimento, ajuda quando enfrentamos enfermidades corporais, perdas, e sabedoria quando somos desafiados a tomar duras decisões.

Ele, como intercessor, também é advogado. Um advogado, de acordo com a palavra na história grega, era em essência um legista, um ajudante que os réus literalmente levavam ao tribunal para que ficassem ao seu lado e defendessem o seu caso. O Espírito Santo é um advogado ou nosso "Consolador", que os discípulos tiveram com eles para guiá-los em toda a verdade.

Como nosso advogado, Jesus fica, não somente ao lado de Deus no tribunal celeste, mas fica ali em favor de seus discípulos. Ele entende nossas fraquezas, nossas frustrações, nossas ansiedades, nossas angústias; e ali está para ouvir e defender nosso caso diante de Deus. Junto ao trono de Deus estão a "misericórdia" e a "graça" para nos ajudar nos tempos da necessidade, e Jesus lá está para defender cada um dos que o aceitam como seu Salvador.

Lembremo-nos, portanto, de não desanimar, mas orar sempre quando temos necessidades ou estamos felizes. Deus nos ama, sabe o que é melhor para nós, e tem poder para nos dar. Certifique-se de pedir-lhe, mas lembre-se também de agradecer através de Jesus, nosso intercessor e advogado.

3 comentários:

Miller disse...

Louvado seja Deus pelo que Jesus fez por nós ao morrer numa cruz. Alcançou o perdão divino para nós e ainda tem o poder de nos defender quando somos acusados.

Levy souza disse...

APOCALIPSE:5;10.
E para nosso DEUS os constituiste reino e sumo sacerdotes;e reinarão sobre a terra.
Graças a deus o nosso sumo sacerdote.Que nos deu o direito do perdão de DEUS sendo nós pecadores.

Janderson Martins disse...

Todos dos dias de nossa vida devemos agradecer ao nosso Deus por ter entregado o seu filho amado para morrer por cada um de nós.