quinta-feira, 25 de março de 2010

TENTAR CRESCER


Mateus 12:13 - “Então disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e ela ficou sã como a outra”.

É verdade espiritualmente, como também fisicamente, que para o crescimento significativo é exigido exercer esforço. É inconsistente dizer que queremos crescer sem fazer nada a respeito. A passividade cria apenas a fraqueza e leva à estagnação.

É bem verdade que Deus não fez nenhuma promessa de misericórdia aos preguiçosos e negligentes. A sua misericórdia é oferecida a nós mesmo diante de nossas melhores tentativas, mesmo fracas e imperfeitas. Uma vida que cresce em direção a Deus é uma coisa ativa, não é meramente uma situação passiva da qual se pode desfrutar. Para ser um cristão, e querer crescer, deve-se andar em Cristo.

Aqueles que andam para frente são aqueles que esticam as mãos para as coisas que estão pela frente Filipenses 3:13b “esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão”. Paulo encorajou a Timóteo: “Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto” 1 Timóteo 4:15. O evangelho, as “boas novas” da nossa salvação, não deve ser simplesmente ouvido e apreciado, tem que respondê-lo. Não só de início, mas para sempre, o evangelho deve ser “obedecido”.

É uma pena que tantos indivíduos passaram a pensar na religião com a doutrina correta, como se a vida em Deus tivesse a ver apenas com o pensamento da mente e nada a ver com a atividade do corpo. Mas a carne não é má, e o desfrutar da graça de Deus pela fé não evita a exigência da obediência corporal. Nossos corpos, de fato, podem ser um aliado valioso no nosso crescimento espiritual. Nossos corpos podem nos auxiliar e nos sustentar na nossa busca por Deus. Na própria vida de Jesus, vemos uma ligação óbvia entre a sua força interior e os hábitos de suas atividades externas. Se ele teve que se esforçar, nós devemos esperar crescer e tornar-nos fortes por meios meramente passivos? Corporalmente, como também mentalmente, devemos buscar a Deus com diligência.

Um comentário:

Janderson Martins disse...

Que a cada dia possamos estar obedecendo a Palavra de Deus, para que possamos crescer em entendimento e também crescer espiritualmente.