domingo, 4 de julho de 2010

O EXEMPLO DE JESUS


1 Coríntios 11:26 - Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha".

Quase todas as igrejas que proclamam seguir a Cristo observam a Ceia do Senhor e o Exemplo de Jesus. Assim, podemos observar quatro textos registram os acontecimentos da primeira "Ceia do Senhor". Três destes relatos estão nos evangelhos de Mateus 26:26-29; Marcos 14:22-25 e Lucas 22:19-20, e o outro está em 1 Coríntios 11:23-26. Podemos aprender como Jesus e os discípulos celebraram a ceia comparando estes relatos. Se puder, pare uns poucos minutos para ler cada uma destas quatro passagens, antes de continuar a ler o restante da mensagem. Observe:

Primeiramente o propósito quando Jesus diz: "Fazei isto em memória de mim" Lucas 22:19. A Ceia do Senhor é nossa oportunidade para lembrar o sacrifício que Jesus fez na cruz, pelo qual ele nos oferece a esperança da vida eterna: "Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha" 1 Coríntios 11:26. A Ceia do Senhor não pretende ser um memorial do nascimento, da vida ou da ressurreição de Cristo. É um momento especial no qual os cristãos refletem sobre o Salvador para serem lembrados do alto preço que ele pagou por nossos pecados. Precisamos manter este tema central do evangelho em nossas mentes.

Percebemos também os símbolos, Jesus usou dois símbolos para representar seu corpo e seu sangue. É claro que ele não ofereceu literalmente seu corpo nem seu sangue. Ele deu aos discípulos pão sem fermento para representar seu corpo e o fruto da videira para representar o sangue que estava para ser derramado na cruz. Ele não deixou dúvida sobre a relação deste sacrifício com nossa salvação: "Porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados" Mateus 26:28.

E por ultimo observamos a ordem, Quando comparamos estes quatro relatos, podemos também ver a ordem na qual a ceia foi observada. Jesus primeiro orou para agradecer a Deus pelo pão e então todos o partilharam. Ele orou de novo para agradecer ao Senhor pelo cálice, e todos beberam dele. Deste modo, ele chamou especial atenção para cada elemento da ceia.

Os discípulos de Cristo são privilegiados ao participarem com ele todas as semanas da Ceia do Senhor. Deste modo, ligamos o passado, o presente e o futuro.

Um comentário:

Miller disse...

Se todo nós, cristãos, pudéssemos realmente participar da Ceia do Senhor como Ele instituiu, a vida, as pessoas e os corações seriam outros, porque Jesus invadiria a vida e transformaria o mundo.