Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento.
Mateus 9.13
Muitas vezes somos implacáveis em julgar. Por qualquer motivo clamamos por justiça e queremos que alguém seja condenado por uma ofensa praticada; Já vi pessoas que não descansam o coração enquanto não conseguem vingar-se. Eles acreditam na força do mal e dizem: "A gente só colhe o que planta".
Quando Jesus andou neste mundo, diz a Bíblia que ele foi perseguido e acusado porque tinha amor pelas almas perdidas. O contexto do texto acima apresenta Jesus comendo com pecadores, com pessoas de má reputação. Isso causou um alvoroço, porque um mestre não podia agir assim. Não era o costume da época. Mas Jesus disse: "aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício".
A verdade é "que precisamos aprender sobre a misericórdia". Misericórdia é se colocar no lugar do outro, é sentir a dor, a raiva, a tristeza do próximo e ser o menos rigoroso possível.
Nós nunca vimos nos evangelhos Jesus clamando a justiça de Deus, exigindo que os homens fossem julgados de conformidade com as Leis. Jesus nunca defendeu a impunidade, muito pelo contrário ele pregou que devemos perdoar sempre. Lembremos que Jesus estava na cruz, os homens riam, zombavam e se alegravam com a sua morte. O mestre, porém, clamou: "Pais, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem"
Que compreendamos que a Misericórdia deve está no coração do Filho de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário