quinta-feira, 2 de julho de 2009

PESSOAS BOAS SOFREM


Jó 1:8 - "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal."


Gosto muito do livro de Jó e talvez o seu ponto principal deste livro seja pra você assim como é pra mim, o fato que pessoas fiéis a Deus ainda sofrem nesta vida. O versículo acima do livro já define o caráter de Jó: Mas não esquecemos que o sofrimento entrou no mundo por causa do pecado, e aprendemos em vários trechos bíblicos que a dor e a tristeza atingem as pessoas boas e dedicadas também. Jó, um homem íntegro, sofreu imensamente. Paulo, um servo dedicado ao Senhor, sofreu, mas, não devemos estranhar com isso, pois o próprio Filho de Deus sofreu na carne. E os que servem a ele sofrem, também. Mas existe satanás, que vê o sofrimento como uma grande oportunidade para derrubar a fé daqueles que servem a Deus, e ele foi tão ousado que desafiou o próprio Jesus no deserto, é um conhecedor de nossas fraquezas. Ele sabe que pessoas que servem a Deus, quando tudo vai bem na vida podem ser tentadas por meio de algum sofrimento pessoal, problemas financeiros, a morte de um ente querido, alguma doença grave, etc, e estes sofrimentos podem ser o motivo de abandonar a Cristo. Os amigos comparecem sempre aparecem para dar uma palavra de consolo, uma ajuda, como foi o caso de Jó, mas as palavras deles não ajudaram, porque a ajuda que eles deram, não veio de Deus. E isso acontece hoje. Quando alguém sofre de algum problema, outras pessoas sempre vem falar sobre algum caso triste de alguém que teve o mesmo sofrimento, as vezes até esquece que o melhor está na palavra de Deus e de pessoas que a conhecem o Senhor.

Quando sofremos, é normal perguntarmos o Por quê? Jó fez isso. Mas Deus não responde a todas as nossas perguntas. Porque somos indignos. “Sou indigno; que te responderia eu? Ponho a mão na minha boca. Uma vez falei e não replicarei, aliás, duas vezes, porém não prosseguirei" (Jó 40:4-5). Jó pediu digamos desculpas a Deus por ter duvidado de sua justiça "...Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia....Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza" (Jó 42:3,6).

Mas não vamos esquecer de que o sofrimento desta vida é temporário para os que estão em Cristo. O sofrimento de Jó não durou para sempre, o Senhor o restituiu em tudo. Enfrentamos alguns dias difíceis, mas as tempestades passam e a vida continua. Nossa aliança de Cristo continua firmada, Jó perdeu tudo. Jeremias foi preso. João Batista foi decapitado. Jesus foi crucificado. Estêvão foi apedrejado. Paulo sofreu naufrágio e prisões. Você, também, vai sofrer, mas será sempre mais uma oportunidade para crescer em Deus. Que Deus nos ajude a vencer todos os sofrimentos desta vida.

2 comentários:

Miller disse...

Quem dera que não houvesse sofrimento nesta vida, mas a realidade é cruel e muitas vezes, faz o homem duvidar de tudo até de Deus. Que o Pai nos ajude a vivermos de forma a aprendermos a sofrer e a tirar proveito até da dor.

Janderson Martins disse...

Jó realmente é um exemplo para cada um de nós, ele nos mostra que mesmo no sofrimento devemos ser fieis ao nosso Deus. Que cada um de nós que servimos a Deus possamos se dedicar na sua obra.
Quando tivermos passando por sofrimento possamos lembrar de jó e nunca blasfemar o nome de Deus.