quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

PORQUE DEVEMOS EXALTAR A CRISTO?


João 3:30 – “Convém que ele cresça e que eu diminua.”

O apóstolo João teve um dos ministérios mais marcantes do Novo Testamento, ele foi enviado por Deus como precursor do Senhor Jesus, “Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João” (João 1:6). Pregador ousado e fiel, alcançou para o Reino de Deus muitas pessoas; denunciou os pecados do rei Herodes, perdendo por causa disto a própria vida. Teve um privilégio singular de batizar o Senhor Jesus e presenciar a manifestação da Trindade Santa quando o Espírito desce sobre Jesus em forma de pomba. Apesar de tudo isso, João jamais deixou de ser um homem humilde na presença de Deus, ao ponto de chegar à expressão que o revela na sua condição de servo: João 3:30 “Convém que ele cresça e que eu diminua.”

Mas, afinal porque João exaltava Jesus de forma tão consciente e clara?

PORQUE sabia que Jesus Cristo veio das alturas, João 3:31 “Quem vem das alturas certamente está acima de todos...”, veio de Deus, veio dos céus para buscar e salvar o perdido, para que todos os que o receberem, fossem feitos filhos de Deus. PORQUE entendeu que Ele tinha o melhor testemunho que alguém poderia ter de Deus, João 3:32 “e testifica o que tem visto e ouvido;...”, quando Jesus falava do Pai, falava com a intimidade de alguém que O conhecia em profundidade, por isso, possuía o melhor testemunho. PORQUE cria que só Cristo pode oferecer a vida eterna, João 3:36 !Por isso, Quem crê no Filho tem a vida eterna;...”, o único mediador entre Deus e os seres humanos é Jesus, é o presente de Deus para a salvação, e somente Deus pode dar, conceder gratuitamente, por meio de Jesus Cristo.
O ministério de João foi tão relevante que arrancou elogios do próprio Jesus, “E eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João;...”(Lc 7:20 ), por isso, o fim principal de nosso ministério deve ser a glorificação de Cristo e jamais a nossa promoção, aplausos, elogios..., seja qual for o nosso cargo na igreja. E ai nos vem a pergunta que serve tanto pra mim quanto pra você que está lendo, será que temos exaltado a Cristo em nosso ministério? Será que com sinceridade e humildade podemos dizer: “Convém que ele cresça e que eu diminua". Esta passagem tem que estar presente em nosso coração.

Não vamos nos esquecer de que no Reino de Deus, não pode haver espaço para orgulho, vaidade, posição social, grupos que muitas vezes fazemos até mesmo dentro da própria “igreja”, etc. João nos deixa um exemplo bem claro de como exaltar verdadeiramente a Cristo.

Que Deus nos ajude!

5 comentários:

Fco. Araújo disse...

Como é bom viver pra exaltar o nosso Rei Jesus. Afinal, a Ele pertence a honra e glória. Nossa vida não significa nada, se não for para glorificar o Salvador. Que possamos sempre fazer com que Cristo venha crescer mais e mais. Ele disse: Se se humilha será exaltado. Vivamos para exaltá-lo. Amém

Adenisia disse...

Eu creio que agora é o tempo oportuno de Deus para muita coisa. A Palavra que nós estamos lendo é a nossa garantia. O nosso êxito é o resultado daquilo que Jesus fez na cruz do Calvário. O nosso coração tem que ser firme e imutável. Pois aquilo que nós cremos é a base da nossa conduta, é a base do nosso caráter, e a base do nosso destino. No tempo oportuno, Deus sempre exalta.

Janisvaldo disse...

Realmente Cristo é nosso único Mediador, nosso Advogado. E mais, o nosso motivo maior de louvor e de adoração, o que muitas vezes não fazemos. As vezes fico imaginando o cuidado e zelo dos mulçumanos com sua religião, de como defendem sua fé, e nós que dizemos servir e adorar o Filho Unigênito de Deus, muitas vezes sequer o defendemos diante das outras pessoas quando tentam por duvidas sobre sua divindade e sua autoridade suprema de poder e glória! Que Deus nos ajude e nos aumente a fé!

Janderson Martins disse...

Nós que servimos a Cristo devemos em todo momento Exalta-lo,porque Deus enviou o seu único filho para ser humilhado por cada um de nós,tudo que Jesus passou foi por nossa causa,e através do seu sofrimento e a sua morte,podemos ter a vida Eterna,que cada um de nós possamos Exalta-lo,pois enquanto estivermos aqui este é o nosso dever,pregar a sua santa palavra e exalta-lo.

Ederildo disse...

Minha resposta a essa pergunta é bem simples: PORQUE O CONHECEMOS, se o conhecemos o fazemos, e se você não o conhece procure o conhecer, então você o exaltará, por seu amor, sua misericórdia, seu poder, perdão e por tantos outros motivos, e não ira mais querer parar, pois Ele é maravilhoso. João o conhecia e por isso o exaltou.