segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

INCAPAZES


Oséias 8:5 - "Até quando serão eles incapazes da inocência?"



A idolatria de Samaria corrompeu o povo. Tirou os seus pensamentos das coisas celestiais. Ocupou o seu tempo com coisas vãs. Pior de tudo, envolveu o povo em falsas religiões que Deus considera abomináveis. Essa idolatria era um dos principais motivos da destruição que Deus trouxe contra o povo.



Sendo compassivo e cheio de misericórdia, o Senhor ofereceu abundantes oportunidades para o povo enxergar o seu erro. Mas o povo rebelde e teimoso continuou, dia após dia, ano após ano, geração após geração, tentando viver sem Deus. Dedicou-se às coisas desta vida: prosperidade material, relações sociais, prazeres passageiros. Deus assim, enviou profetas e usou outros povos e calamidades naturais para alertar o povo às consequências do pecado.



De vez em quando, o povo se arrependia. Pelo menos, mostraram algum remorso e procuraram a ajuda de Deus. Mas não deixaram os pensamentos voltar para Deus o bastante para realmente criar dentro deles um novo coração, um coração espiritual. Não tomaram as decisões difíceis de tirar os ídolos e cortar as relações com os inimigos de Deus. O Senhor bem descreveu este arrependimento insincero: "Porque o vosso amor é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa" Oséias 6:4. Quando se achava em apuros, o povo voltava para Deus para resolver o problema, achando que as bênçãos seriam restauradas em dois ou três dias - Oséias 5:15 - 6:3.



O mais que Israel digamos, brincava com Deus e com os perigos do pecado, o mais difícil se tornou a possibilidade do arrependimento genuíno e verdadeiro. Quando as correções menores não resolveram o problema deste povo, Deus preparou um castigo mais severo. Ele queria despertar Israel do sono espiritual. Na frustração, perguntou: "Até quando serão eles incapazes da inocência?" Oséias 8:5. Deus é capaz e disposto a perdoar 2 Pedro 3:9, mas ele não força ninguém a ser salvo Isaías 59:1-2. Evitemos o coração cauterizado e ouvidos tapados que nos levam à destruição. Que possamos assim, manter os nossos corações sensíveis à verdade salvadora.

2 comentários:

Miller disse...

Não podemos calcular o tanto que Deus nos ama, mas observando a Bíblia e a nossa vida podemos afirmar que Ele é longânimo e nos oferece muitas chances de voltarmos a Ele. Obrigado Jesus por seu amor tão puro e verdadeiro e não nos deixa apegar tanto ao mal a ponto de nos tornarmos insesível a Teu amor.

Janderson Martins disse...

Obrigado Senhor, pois mesmo com nossos erros ainda assim o Senhor nos perdoa, sabemos que sem ti nada somos, por isso, nos tornamos incapazes.