sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

ONDE ESTÁ DEUS? - 1ª PARTE

Diz o néscio em seu coração: Não há Deus.
Salmo 53.1

Depois de tantas tragédias que tem acontecido ultimamente no mundo, como o tsunami da Ásia, o terremoto no Haiti, as inudações e desmoronamentos em Angra dos Reis e São Paulo os homens têm se perguntado: "onde está Deus?" Para alguns, esta é a prova de que Deus não existe, chegam a dizer: "se Deus é bom, onde Ele estava quando tudo isso aconteceu?", "por que é preciso tantos inocentes morrerm? É porque Ele não pode impedir catástrofe?"

É bom lembrar que a Bíblia diz que tudo o que Deus criou era bom. Ainda hoje, se pode notar em regiões onde não há a presença humana que a natureza vive em total harmonia e sem conflito. No entanto, a vida na terra foi contaminada pelo pecado humano quando homem e mulher decidiram deixar Deus. A consequência desse ato foi - "Maldita é a terra por causa de ti". A partir de então, a humanidade é constantemente atacada ora pelo homem que espalha a dor, a tragédia a ganância ora pela natureza que levanta-se em intervalos cada vez menores e violentos destruindo tudo ao seu redor. 

É bom dizer que quando Deus criou o homem deu-lhe a capacidade de amar, de ser bom, dotanto-o de inteligência, sabedoria, memória, consciência, etc. Ele nos deu poder, por isso somos capazes de criar naves para viajar pelo espaço, armas que implodem o átomo e raios que destróem células cancerígenas. Mas por outro lado, nós desenvolvemos a capacidade de sermos maus e odiar.

Por isso, antes de apontarmos o dedo para Deus e acusá-lo seja lá do que for, se faz necessário reavaliarmos a nossa culpa diante do fato e perguntarmos onde erramos. Por que gastamos mais dinheiro em contruir uma arma do que em produzir alimento ou em fabricação de um remédio que poderia salvar milhões? Por que se gastar milhões com elefantes, cachorros, pássaros, baleia e não se consegue ajudar seres humanos que estão a beira da morte em países miseráveis do mundo? Dizer onde está Deus é fácil, mas ONDE ESTÁ O HOMEM?

Um comentário:

Janderson Martins disse...

Realmente, nos seres humanos só queremos colocar a culpa no nosso Deus, enquanto isso, muitos tem a condição de ajudar e só fazem reclamar, que cada um de nós possamos ajudar o próximo e pararmos de reclamar.