segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

ONDE ESTÁ DEUS? - 2ª PARTE

Deus criou o mundo perfeito e dotou o homem de toda capacidade e inteligência para o bem. mas ao pecar contaminou não somente a si mesmo, mas afetou o planeta com o mau. É interessante notar que a terra é regida por Leis naturais: a mecânica, ótica, magnetismo, gravidade, etc. Elas existem para tornar o mundo habitável e sustentável.

E Deus não interfere nesse processo, mesmo que tenha vontade. Por exemplo, se alguém se joga do alto de um prédio, ele necessariamente irá cair até se chocar ao solo. E, em momento algum, Deus vai impedir que isso aconteça. No nosso mundo, nós temos a liberdade da escolha, mas nossas escolhas não são impunes, elas afetarão o próximo, o planeta e a nós mesmo e Deus não se intromete para impedir.

Quanto às catástrofes naturais como a de Angra dos Reis e São Paulo são possíveis de serem evitadas, Deus nos deu conhecimento e sabedoria para impedi-las. Mas o homem orgulhoso de sua ciência, não faz nada. Em alguns países da Europa, nas margens dos rios não se pode construir. Já no Brasil, tudo é possível.

O tsunami da Ásia foi detectado nos EUA algum tempo antes de atingir a terra, mas por falta de meios de comunicação não houve aviso e milhares de pessoas morreram. O homem consegue manter contato com astronautas no espaço, não tinha condições de alertar o Sri Lanka, Índia, Indonésia e Tailândia.

Mais uma vez cabe a pergunta: Onde está o homem?

2 comentários:

Unknown disse...

Muitas vezes somos tentados a ver as tragédias como castigos de Deus, no entanto, isso não tem nada a ver com a vontade de Deus. O homem é que não consegue enxergar as tragédias naturais como consequencia do seu descaso com o planeta.

Janderson Martins disse...

Muitas coisas nós pódemos evitar, mesmo sabendo que algo pode acontecer o homem não falar e nem agi, e depois só sabe colocar a culpa em Deus. Que cada um de nós possamos perceber o quanto temos as coisas nas nossas mãos e podemos evitar.