segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

QUEM É O SER HUMANO?


Guarda-me, ó Deus, porque em ti me refugio.

Salmo 16.1

O Salmista Davi quando escreveu este salmo, parecia que estava com bastante dificuldade. Ele expôs todas as características ou pelo menos sintetizou em palavras interessantes para o seu tempo, e que vale para nós nos dias de hoje.

Davi mostra pontos específicos que dizem quem é o ser humano: No versículo 1, notamos a primeira característica do homem – A sua fragilidade. Apesar de resistirmos a tantas doenças, situações extremas e tudo mais, somos, contudo, frágeis. Somos tão pequenos diante de Deus, que automaticamente nos tornamos frágeis.

No Salmo 39. 5, verificamos mais uma característica do homem: A instabilidade. Somos sem dúvida, instáveis. Parece que o que nos separa da brutalidade é uma tênue linha divisória. Podemos ser pacificadores, mas logo a seguir, nos tornamos “animais” e machucamos os outros.

No versículo 6 do mesmo capítulo, vemos a brevidade da vida. Somo muito breve; vivemos dez décadas, oito décadas, nove e expiramos. Até os mais moços morrem, mostramos que somos como uma sombra que passa. No capítulo 16 e versículo, o salmista se vê tranqüilo, ele diz: “... Pois em Ti me refugio”. Só podemos ter essa tranqüilidade quando pedimos proteção ao Senhor: Ele é nosso refúgio e também nossa possessão.

Somos frágeis, instáveis, breves, mas podemos encontrar tranqüilidade em nosso Senhor, basta somente pedirmos à Ele que nos proteja e nos dê mais e mais de sua paz sobre nossas vidas.

3 comentários:

Miller disse...

Quão insignificantes somos nós diante de Deus. Vivemos uns aninhos neste mundo fugaz e pensamos que somos alguma coisa. Mas Deus através da sua Palavra declara que somos como uma sombra que passa. Que Deus nos ajude a viver e entender essa verdade e nos prepararmos para o futuro.

fania disse...

"Uma sombra que passa" assim somos nós. Passa mos a maior parte da vida tão cheios de nós mesmos e não percebemos, muitas vezes, que nossa existência é tão fuguaz,é uma mísera linha que pode quebrar-se a qualquer momento, por isso temos que alicessar nossa existência em Deus. É somente Ele que nos garante uma existência eterna feliz.

Janderson Martins disse...

Realmente somos muito frágil, por isso, devemos estar sempre perto do Senhor e Salvador, o ser humano sem Cristo não vale nada.