domingo, 9 de agosto de 2009

DIA DOS PAIS!


Hebreus 12: 7 – É para a disciplina que persevereis (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?


Olhando para estes versículos podemos imaginar de que é fato que às vezes o relacionamento de pai e filho passa por muitas fases e nem sempre a gente se dá conta. Conflitos sempre acontecem, afinal há uma enorme distância de tempo, estilo de vida, conceitos e etc. Mas aos poucos você descobre a quão rica e especial pode ser sua relação com seu pai, pois, você se adapta às diferenças e com elas surge uma maravilhosa afinidade. Quando somos crianças ele passa a ser o super-herói. Às vezes até disputa com os colegas quem tem o pai mais forte, quem trabalha onde, etc, e ficamos cheios de razão quando ele toma suas dores.

Ao crescer, você percebe que seu pai, e tão humano quanto todo mundo. Tem defeitos, se esquece das coisas e não tem força ilimitada. É nesse ponto que você e eu deveríamos o admirar ainda mais: afinal, ele conseguiu chegar até aqui sem super-poderes. Aturou ou atura nossa fraquezas, nossas crises, nossa vontade de ser independente, nossas burradas apesar dos avisos, nossa ingratidão muitas vezes. Pensando bem, é difícil pra ele também que pode chegar ao ponto de nós mesmos não aturarmos nossos pais e denominarmos como chato, ditador, etc. Mas que na verdade, Pai é aquele que começa a construir nosso conjunto de valores, nos ensina a dar nossos primeiros passos em diversas áreas da nossa vida e se emocionam quando se sentem parte de nossas realizações e tristezas. Pode ser que seu pai não seja aquele estilo dos filmes que estão presentes, que não deixar faltar nada que você deseje.

Mas você poderá estar recebendo amor, carinho, cuidado, segurança que muitas das vezes não percebemos. Na verdade a paternidade revela o caráter de Deus. Dele muitos têm o privilégio da paternidade; mas, poucos de verdade seguem seus caminhos, e viva uma vida feliz em família. E este é o desejo de Deus, que cada pessoa viva em família. Salmos 68: 5,6 – Pai de órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada. Deus faz que o solitário more em família; tira os cativos para a prosperidade; Ele mantém com cada um de nós uma relação de Pai. Uma relação, que mesmo com nossa limitação em entender que só seremos seus filhos se o aceitarmos como nosso PAI maior, passaremos a ter uma relação de PAI e filho. Hebreus 12: 7 - É para a disciplina que persevereis (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?

Você pode ter tido uma experiência muito ruim com seu pai. Nós não estamos livres dos vícios, tragédias e tristezas desse mundo. Mas saiba que Deus deseja restaurar relações, laços quebrados. Ele entende mais do que nunca a necessidade que o homem tem de uma família. Que mesmo diante de qualquer marca ou seqüela de uma má relação com seu pai que você perceba que Deus deseja muito que você saiba:

Salmos 103:13 - Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem.

Feliz Dia do Pais!

2 comentários:

Janderson Martins disse...

Hoje é um dia muito especial para todos os pais, pois escolheram esse dia para lembrar-mos deles, esse texto nos mostra que muitas vezes somos injustos com nosso pai, por isso hoje sendo um dia dos pais, vamos dizer para eles o quanto nós o amamos.
DESEJO PARA TODOS OS PAIS UM FELIZ DIA DOS PAIS E QUE DEUS ABENÇOE CADA UM.
TE AMO PAPAI!

Miller disse...

Quão bom é ter o amor de Pai, a amizade de um ser que nos ama e cuida de nós. Que Deus abençoe todos os pais deste nosso Brasil, mundo. Feliz dia dos Pais!