sábado, 16 de janeiro de 2010

PREOCUPADOS COM CAVALOS

E disse Acabe a Obadias: Vai pela terra a todas as fontes de água, e a todos os rios; pode ser que achemos erva, para que em vida conservemos os cavalos e mulas, e não percamos todos os animais.

I Reis 18.5

Uma grande seca afetava Israel, de tal forma que as fontes de águas, rios e poços estavam secando. As plantações não resistiam e o pasto desaparecia rapidamente sobre o sol escaldante. A fome era intensa, o povo clamava por comida e a sede começa a atingir as cidades. O cenário era de miséria.

Enquanto isso, Acabe do seu palácio contemplava nos estábulos seus muitos cavalos. Eles eram grandes, fortes, caros e estavam preparados para a guerra. Um dia, notou que eles corriam o risco de morrer. Tinha que salvá-los. Por isso reuniu homens de sua confiança e os enviou a percorrer o reino com o intuito de encontrar água e alimento.

Por que a maioria de nós age como Acabe? Preocupa-se com cavalos quando existem pessoas que estão ao nosso lado precisando de ajuda? O coração de Acabe era sensível a visão de cavalos famintos, mas não sentia nada  quando via alguém desfalecer pelas ruas.

O problema é que amamos demais nossos bens e esquecemos-nos de amar quem se deixa estar ao nosso lado. Eu sempre gosto de lembrar uma frase de Renato Russo: "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar na verdade não há".

Que Deus nos livre da preocupação exagerada com cavalos. Nossos bens são importantes, mais nossa família, amigos e irmãos são mais.

Um comentário:

Janderson Martins disse...

Muitas vezes deixamos de ajudar a pessoa que estar ao nosso lado , para cuidarmos do bens materiais que adquirimos no dercursor da vida.