terça-feira, 5 de janeiro de 2010

QUANDO A TEMPESTADE VEM


Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.

Salmo 46.1

De todos os sentimentos exprimidos pelo homem a dor da perda, seja de longe a mais intensa. Esse sentimento traduz como nossa alma está avaliando a situação em que o corpo está se expondo, a dor revela uma coisa fundamental; o que todo ser humano precisa saber o que nós temos de aprender e que, infelizmente, só entendemos nos piores momentos, é nessas situações que assimilamos uma coisa: Somos completamente frágeis e impotentes.

Um novo ano iniciou e muitos não puderam contemplar uma manhã, sentir o calor do verão, observar uma tarde de chuva e no fim do dia, sentar ao redor de uma mesa com seus familiares. O Brasil está acompanhando pela TV as notícias que chegam do Rio de Janeiro sobre a tragédia que até então ceifou 50 vidas humanas que não tiveram chance ante a devastadora fúria da natureza. Muitos estavam dormindo, outros se divertindo e outros ainda, apenas contemplando mais um ano que acabara de se chegar, mas de repente, um estrondo, e tudo se calou, finalizou parou de existir.

São tragédias como essas que vemos mais uma vez que nós seres humanos, entendemos minimamente quem somos; Frágeis e débeis. A dor causada pela perda é devastadora, elimina nossas forças, nos tornamos pequenos e nossa voz embargada, então precisa de socorro. O Salmista fala que ainda que as águas tumultuem e espumejem, ainda que os montes se abalem, ele iria crer que Deus é seu refúgio e fortaleza. Não avaliamos com clareza o tamanho da dor dessa gente, mas se você passa por um momento como esse, recomendo a você o Salmo 46.

Não podemos esquecer quem perdemos e nem devemos, mas podemos encontrar refúgio em um Deus pode todas as coisas.

2 comentários:

Miller disse...

Quando a tempestade vem sempre muda a vida. O céu fica mais escuro e a chuva e o vento trazem a tristeza para perto. Quem já encontrou a dor na estrada e sentou-se para chorar sabe do que eu falo. Mas existe um Deus maior que tudo isso e Ele nos ama. Confiar nesse Deus é a chave para o conforto e para continuar...

Janderson Martins disse...

Realmente perder alguém é uma dor muito grande, dor essa que Deus aos poucos vai nos ajudando a superar.
Muitas tempestades ainda virão, por isso, fique ao lado de Deus pois Ele irá te ajudar.
Obrigado Senhor pelo seu imenso amor e quando a tempestade vier o Senhor nos ajude a superar.
"A dor passa, mais o Amor permanece para sempre."