quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

AMIZADES





Salmos 1:1 - "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores".


Amizades são uma parte importante da nossa vida. Desde a criação do primeiro casal, Deus mostrou a necessidade do companheirismo na vida humana. Em famílias, igrejas, bairros, escola, etc, criamos laços de amizade porque precisamos compartilhar a vida com outras pessoas.

Na Bíblia, Deus nos orienta sobre amizades. Ele fala do valor dos bons amigos e adverte-nos sobre os perigos dos companheiros errados. Ele oferece instrução e apresenta exemplos que nos ensinam. Estas orientações valem para os jovens que ainda estão escolhendo o seu rumo, e também ajudam os adultos no seu caminho pela vida.

As Escrituras nos orientam sobre a escolha dos nossos amigos, até porque eles têm muita influência em nossas vidas: "O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar" Provérbios 12:26. Por este motivo, a escolha dos amigos é um assunto de grande importância, afinal de contas, nossas escolhas não envolvem apenas pessoas, mas decidem a nossa direção na vida e na eternidade. Tiago frisou bem este fato quando perguntou: "Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" Tiago 4:4. O mesmo livro nos revela um homem de grande fé que rejeitou os caminhos errados de outros homens e mostrou a sua lealdade ao Senhor e o resultado desta escolha de Abraão? "Foi chamado amigo de Deus" Tiago 2:23. Devemos escolher bons amigos que nos ajudarão, especialmente em termos espirituais. Mas sabemos que é fácil escolher mal. Muitas pessoas que não amam a Deus e não respeitam a sua palavra nos oferecem a sua amizade. Às vezes, podemos influenciar tais pessoas pela nossa fé e o exemplo de uma vida reta. O próprio Jesus fez questão de ter contato com pecadores, oferecendo-lhes a palavra eterna da salvação. O perigo vem quando não confessamos a nossa fé no meio deles. Ao invés de conduzir outros a Cristo, deixamos as más influências nos corromperem e acabamos pecando contra Deus.

Poderia estender este assunto ainda mais, pois a bíblia nos mostra como escolhermos os melhores amigos e nos adverte quanto a alguns q nos levam para o caminho contrário ao de Deus. Mas quando se trata de amizade, o que devemos fazer é valorizar a qualidade, e não quantidade: "O homem que tem muitos amigos sai perdendo, mas há amigo mais chegado do que um irmão" Provérbios 18:24.

3 comentários:

Miller disse...

Ter amigos é muito importante na vida. Eles são um caminho que aplacar a solidão, uma ilha onde pode ancorar o coração e a luz que nos ajuda a andar na escuridão.
QUe Deus abençoe todo os meus amigos.

Unknown disse...

amigos são umas das pessoas mais importante que aparece em nossas vidas, porque muitos deles nos ajuda na hora em que precisamos. e EU agradeço por cada amigo que tenho e que eles podem ser essas pessoas que sao e DEUS possa esta abençoando cada um deles

Janderson Martins disse...

Sou grato ao meu Deus por duas pessoas que me deram forças no momento em que mais precisei, sempre estavam preocupados comigo, perguntando como eu estava, sou grato á Deus pela vida deles.
Que possamos amar o nossos amigos, e que também possamos ter cuidado com as amizades que fazemos, pois muitas vezes elas podem nos influênciar á fazer coisas que não agrada á Deus.