segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

LEALDADE


Respondeu, porém, Itai ao rei: Tão certo como vive o SENHOR, e como vive o rei, meu senhor, no lugar em que estiver o rei, meu senhor, seja para morte seja para vida, lá estará também o teu servo.

2 Sm 15.21

Durante a Idade Média, homens nobres eram preparados desde a infância para se tornar cavaleiros. Eles deviam aprender técnicas de combate, preparar o físico, montar o cavalo e valorizar as atitudes de um guerreiro. Valetiam e lealdade eram características exigida de um cavaleiro.

Mas os valores perderam-se tanto no tempo que a lealdade é uma raridade na vida. Os políticos dão o mau exemplo quando não são leais ao seu país, aos seu eleitores, ao seu partido; Os filhos não são leais aos pais; os maridos não são leais as esposas e vice-versa; os policiais não são leias a farda etc.

No entanto, a Bíblia mostra o exemplo de Itai, homem estrangeiro, que não tinha vínculo nenhum com Davi a não ser a lealdade. E suas palavras soam no meu coração "no lugar em que estiver o rei, meu senhor, seja para morte seja para vida, lá estará também o teu servo" e me fazendo pensar na vida..

Itai tinha tudo a perder. Seu rei não tinha mais o trono e precisava fugir de Jerusalém para salvar a vida. O preço de ser leal era abandonar sua casa, se tornar um traídor , ter propriedades confiscadas, viver como fugitivo numa terra estrangeira. Era uma decisão difícil! Não acha? Mas não para Itai. A lealdade corria-lhe nas veias. Ele optou a ser leal acima de tudo.

Nesta primeira semana do ano, queria deixar o exemplo de Itai para que pensemos um pouco na vida e o que Deus espera de nós - Lealdade é a palavra chave. Lembremos que Deus nos salvou para sermos fiéis e leais. Portanto que bom se fóssemos lealdade aos princípio bíblicos, aos amigos, a esposa, marido, filhos, a consciência.

Que você e eu possamos repensar nossa conduta e neste ano novo sejamos exemplo de lealdade como foi Itai ao Rei Davi.

Um comentário:

Janderson Martins disse...

Que neste ano que se inicia possamos perceber o quanto é importante ser leal e fiel ao nosso Deus, que Itai seja um exemplo para cada um de nós.