sábado, 2 de janeiro de 2010

CORAGEM


Juízes 6:12 – “Então, o anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valente.”


“O Senhor é contigo, homem valente!” Assim o Anjo do Senhor chamou Gideão. Ele estava malhando trigo no lagar, uma parte da qual estaria em baixo da terra, para esconder a sua atividade dos opressores midianitas. Este era um “homem valente”.


O Senhor instruiu Gideão a destruir o altar de Baal do seu pai, construir um altar para o Senhor e oferecer o boi do seu pai no altar novo. Gideão fez como Deus mandou, mas o fez à noite porque temia a casa do seu pai. E Gideão realmente tinha motivo para estar com medo. Quando descobriram o que ele fez, os homens da cidade queriam matá-lo! Independentemente da sua cautela, levou coragem para Gideão “fazer a coisa certa”, vendo as possíveis conseqüências.


O Senhor havia selecionado Gideão para livrar os seus vizinhos israelitas da opressão midianita. Se lermos o texto veremos a coragem e confiança de Gideão crescer ao ponto que ele levará um exército de 300 homens armados com cântaros vazios, trombetas e tochas contra os montes de Midianitas e Amalequitas!


A coragem se manifesta de várias maneiras. Como por exemplo, os bombeiros que entram em prédios em chamas para resgatar outras pessoas e os policiais que enfrentam criminosos perigosos para proteger a população exibem coragem física. Estas pessoas enfrentam perigos para cumprirem o seu dever, e a sua coragem é óbvia e inspiradora.


Outras manifestações de coragem não são tão óbvias. A escolha de seguir ao que a bíblica freqüentemente exige coragem, porque há conseqüências de fazer a escolha certa. Por exemplo, a jovem que rejeita as tentações durante um namorado mostra coragem. Ela talvez não queira terminar o namoro nem ser difamada pelos colegas, mas ela sabe que preservar a sua pureza é a escolha certa. O empregado que se nega a furtar da empresa pode sofrer o ódio de seus colegas desonestos. Ele escolhe o caminho de honestidade, não por ser fácil ou mais proveitoso, mas porque é certo.


Na luta contra o mal, nem sempre encontramos muitos espectadores torcendo pelo lutador. Aqueles que se dedicam a fazer o errado freqüentemente tentarão intimidar os outros a fazerem o mal. Muitas pessoas conhecem as Escrituras o suficiente para saber o que devem fazer em várias situações, sabem qual é a escolha certa. Mas poucas pessoas têm a coragem de enfrentar o mal e fazer esta escolha.


Que Deus nos ajude a sempre procurarmos a coragem para obtermos a resposta certa no Senhor!

2 comentários:

Miller disse...

coragem é a palavra certa para aquele que segue a Jesus, pois ele tem que enfrentar o mundo inteiro e as forças diabólicas que dia a dia o querem afastar da verdade e do caminho de Deus. Que Deus nos ajude a ter a coragem neessária para ser um vencedor.

Janderson Martins disse...

O mundo sempre estará cheio de coias novas e sempre chamando atenção de cada um de nós que servimos á Deus, por isso, devemos sempre ter coragem de falar não para as coisas que não agrada ao Senhor, é melhor passarmos vergonha perante amigos, por fazer a coisa certa, do que envergonhar á Deus fazendo a coisa errada