terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A ESCOLHA


Atos 16.30-33. “Senhores, que devo fazer para que seja salvo?” Responderam-lhe: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa, e naquela mesma hora noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus.”


Algumas pessoas imaginam que por causa da aproximação com o Senhor Jesus, a vida será sempre um mar de rosas. Não que não haja rosas, há, sim, muitas rosas, mas em meio a tantas rosas, sempre haverá também espinhos, as aflições da vida, as dificuldades, os problemas, as perdas. Logo, não vivemos toda a vida sem tribulações. Paulo escreveu a carta aos Filipenses com muita ternura, com muito amor, com muito carinho. Havia uma afeição muito grande dele para com os irmãos de Filipos. Ele falou verdades em amor a quem conhecia: os irmãos da igreja de Filipos.

No capítulo 16 do livro de Atos, a partir do verso 19, lemos que Paulo fora preso por causa da fé e pelo fato de estar pregando a Palavra de Deus em Filipos, testemunhando da graça do Senhor, libertando os cativos da escravidão e levando a luz do evangelho para os que estavam se perdendo em outro caminho. Por isso, Paulo e Silas estavam no fundo de uma cela. Hoje, dois mil anos depois, fazemos um trabalho na casa de detenção para menores e quando entramos o que percebemos é algo incomum, sentimos algo terrível, pois há tristeza, há dor, e em alguns casos há opressão. De acordo com a Palavra, Paulo e Silas estavam no fundo do cárcere com os pés presos ao tronco. Os dois poderiam estar reclamando: “não deveríamos estar aqui, olhe no que deu a nossa sinceridade, o nosso amor, a nossa dedicação. Olhe o que aconteceu, não vale a pena seguir a Cristo”. Eles foram torturados, eles apanharam muito, mas em vez de escolherem um caminho cheio de reclamações, eles louvaram ao Senhor, cantaram, glorificaram a Deus, e, conforme ao que a palavra de Deus nos revela, por volta da meia noite houve um terremoto, as portas se abriram, as cadeias se quebraram e eles se viram livres. O carcereiro dormia e se desesperou ao acordar, pois, pensou que todos tivessem fugido da prisão. Imaginemos então o desespero dele que fora tanto, ao ponto de puxar a espada para se suicidar, “mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos!” Atos 16:28. Certamente o carcereiro ficou surpreso, feliz, aliviado, pois o que acontecera naquela prisão não fora algo comum; presos louvando a Deus em vez de fugirem. Creio que o funcionário da cadeia deve ter se perguntado: “Por que aqueles homens não fugiram se as portas estavam abertas?’” assustado diante do que estava vendo, ele fez a pergunta que muitos fazem: “Que devo fazer para que seja salvo?” Responderam-lhe: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa, e naquela mesma hora noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus.” Atos 16.30-33.

Observamos duas escolhas aqui, a de Paulo em louvar em meio às dificuldades e a do carcereiro em aceitar a Cristo como Senhor de Sua vida. Que você amigo leitor a irmão, posso fazer a escolha certa em sua vida.

Um comentário:

Janderson Martins disse...

Todos devem escolher o caminho em que deve andar, assim, como muitas vezes devemos escolher um presente, algo para alguém.
Como podemos ver aquele cacereiro já estava se preparando para se matar, então todos os presos apareceram, tudo aquilo que aconteceu era somente para ele fazer um escolha.
Aceitar o Senhor como salvador.