terça-feira, 13 de abril de 2010

QUEBRANTADO CORAÇÃO

Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.

Salmo 51.17


As pessoas em geral pensam que precisam fazer alguma coisa para que Deus as aceite e olhe para elas. Já vi de quase tudo para chamar a atenção do Pai: homens que se flagelam com açoites, mulheres que fazem grandes promessas. As pessoas se esforçam e tentam com ações e palavras alcançar o favor de Deus. O próprio Senhor Jesus Cristo notando esse sentimento nos corações humanos falou: aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos.
 
O coração de Deus não deseja sacrifícios (holocaustos) nem grandes ou pequenos, em outra ocasião, o Mestre falou: amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios.
 
Se alguém desejar ser notado pelo Pai, ele precisa quebrantar o coração. Jesus contou a história de dois homens que se dirigiram ao templo. Um religioso que se considerava melhor que os outros e julgava o próximo baseado na sua justiça e obras que praticava (dava o dízimo, jejuava e estava sempre no templo) e outro, um publicano, um pecador desprezado pelos homens. Mas naquele dia quando estavam orando, o religioso erguia sua voz e falava palavras vã, pois não vinham do coração nem procediam do íntimo.
 
Mas o publicano, de cabeça baixa, pedia do fundo do coração perdão e reconhecia que não tinha agido bem e que precisava de Deus para melhorar e se aproximar do Pai. Não tinha obras para oferecer, pelo contrário elas o envergonhavam diante de um Deus santo, e suas palavras era poucas e sem expressão. No entanto havia duas coisas que o diferenciava do religioso: sinceridade e necessidade de ser perdoado. E isso é o que toca Deus - um coração quebrantado.
 
Jesus finaliza seu discurso dizendo que o publicano voltou para casa perdoado e renovado por Deus, enquanto o religioso seguiu na sua ignorância e cegueira espiritual.
 
Fernanda Brum - Quebrantado Coração
 

Um comentário:

Janderson Martins disse...

Que no decorre de nossa vida, sejamos gratos á Deus por aquilo que temos e se for preciso se humilhar para o Senhor, que possamos se rebaixar, pois, somente Ele merece a nossa honra.