terça-feira, 6 de abril de 2010

SALÁRIO OU DOM

Romanos 6:23 - “...porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”

Paulo resumiu bem a escolha diante de todos nós, quando através do Espírito Santo, escrveu estas palavras em Rm 6:23. O pecado leva à morte, mas Deus oferece a vida eterna através de Jesus Cristo. Com isso, passa a existir dois caminhos e dois destinos Mateus 7:13-14 – “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam por ela.”

Vamos refletir em outro contraste apresentado em Romanos 6:23. Paulo não falou do salário do pecado e o salário de Deus. Também, não falou do dom do pecado e o dom de Deus. O pecado paga um salário e Deus nos oferece um dom. Essa é a diferença que importantíssima para cada um de nós.

Salário é remuneração de vida, merecida pelos atos de um “empregado”. A pessoa que permanece no pecado se torna servo do pecado (Romanos 6:16) e merece o salário justo: a morte.

Dom é presente, algo dado. Para tirar qualquer dúvida, Paulo acrescentou o adjetivo “gratuito”, mostrando que o dom é completamente oposto ao salário. A vida eterna não é o direito merecido por ninguém. É o dom que vem pela graça do Deus que nos ama, que derrama sobre cada um de nós as suas misericórdias. O dom gratuito não exclui serviço de honra ou obediência, de fato, o contexto diz que os cristãos são “servos para obediência” (Romanos 6:16). Mas, nada que um homem pode fazer em serviço de Deus seria suficiente para merecer o dom da vida eterna. Jesus disse: “Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer” Lucas 17:10.

Cada um decide por si mesmo se vai servir ao pecado e receber seu salário (morte), ou servir a Deus é receber o dom da vida.

2 comentários:

Miller disse...

Obrigado Deus! Por jesus oferecer a si mesmo por nós. o sacrifício de Jesus nos permite alcançar o céu e de graça, basta aceitar o Senhor Jesus.

Janderson Martins disse...

Meu Deus agradeço por ter me aceitado como filho e me ajude a usar os dons que me deste para fazer a sua obra.