domingo, 31 de maio de 2009

A CRUZ E O SEPULCRO VAZIO

"se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai" (João 1:14).


Juntos, a cruz e o sepulcro vazio, formam o eixo da História e a maior demonstração das qualidades que fazem de Deus ser Deus. Vemos aqui a sua misericórdia para com a humanidade sem destino, sua graça estendida aos que não podiam jamais com seus próprios meios conseguir ou comprar a sua redenção, sua justiça, que não poderia deixar passar o pecado sem o pagamento da pena, e sua sabedoria, que traçou um plano pelo qual os pecadores culpados poderiam tornar-se justos. Aqui, também, vemos o seu poder soberano para realizar o seu propósito, apesar das investidas acirrada de Satanás.
Acima de todas as demais coisas, a cruz é a maior prova do amor de Deus. O homem da cruz é o próprio Filho a quem Deus amou tanto que desejou que outros filhos se assemelhassem à sua imagem, "a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos" (Romanos 8:29). Na cruz está "o Verbo", que estava com Deus no princípio, que era Deus e que "se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai" (João 1:14).

Na cruz, o descendente da mulher esmagou a cabeça da serpente. Ele cumpriu todas as profecias com relação à redenção da humanidade. Quando sua carne se rasgou, também se rasgou o véu do templo, simbolizando que o caminho para o verdadeiro Lugar Santo, estava agora aberto para a humanidade. Aí se tornou possível a completa reconciliação entre Deus e o homem, sua criação.

Na cruz aconteceu o verdadeiro sacrifício, que para muitas pessoas não é uma realidade e passa de apenas um símbolo. O Filho que estava prestes a morrer é aquele que "Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus" (Romanos 3:25-26). E Jesus mesmo nos seus últimos momentos exclamou: "Está consumado".

Temos que dar sempre graças a Deus, por seu sacrifício por nós na cruz, e o sepulcro vazio, que nos afirma que Jesus está VIVO!, entre nós. Muitas igrejas espalhadas pelo mundo, hoje relembra através da Santa Ceia, que o sacrifício de Jesus foi perfeito e comprovado que Ele vive entre nós.

"Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!." (Romanos 11:33 e 36).

Um comentário:

Janderson Martins disse...

Foi o que Deus prometeu, Jesus seria entregue, maltratado e crucificado na cruz, tudo isso aconteceu por mim e por você, Jesus nasceu, cresceu, morreu e ressuscitou, por isso quando as mulheres chegaram no sepulcro o Senhor não estava mais pois já tinha ressuscitado, tudo o que Jesus passou foi para nos dá a Salvação e como forma de agradecimento todos os domoigos relembramos tudo que Jesus passou.
OBRIGADO SENHOR PELO GRANDE E MARAVILHOSO AMOR!
AMÉM JESUS.