quinta-feira, 21 de maio de 2009

QUANDO CHEGAR O DIA DE MORRER


Não há nenhum homem que tenha domínio sobre o vento para o reter; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte;

Ec 8.8

Conta-se à lenda de um povo que para aliar-se ao exército de um grande imperador e guerrear ao lado do Império do Tigre como soldado no combate aos inimigos do império, foi lhe prometido o poder de ver o futuro.

E assim, após anos de duros combates e muitas mortes, o império sobrevive e vence todos os inimigos. A paz humana passa a reinar em meio à pobreza e a miséria. Naqueles dias, o rei daquele povo dirigiu-se ao grande imperador e exigiu-lhe o que havia sido prometido: “o poder de ver o futuro”. Diante do impossível, o imperador do Império do Tigre ordenou que todo aquele povo fosse exterminado. Os poucos que fugiram foram amaldiçoados com o poder de ver o dia de sua morte.

Já Heinrich Heine, o poeta conhecido pela sua zombaria espirituosa de seus poemas, já no final de sua vida encontrou a paz de Deus (reconheceu que toda a sua vida estava errada e precisa encontrasse com Deus) através do Senhor Jesus Cristo. Ele escreveu: “Quando se está no leito da morte, fica-se muito sensível e gostar-se-ia de fazer paz com Deus e com o mundo. Desde que eu mesmo sou necessitado da misericórdia de Deus, concedi anistia a todos os meus inimigos. Poemas que continham quaisquer alusões contra Deus, foram entregues com zelo temeroso as chamas. É melhor que queime os versos que o autor dos versos”.

Lembremos ainda dos ladrões da cruz. Condenados a morte. Eles sabiam que nada mais os salvariam. Eles esperavam apenas o momento em que a alma deixaria o corpo. E mesmo assim, eles se dividiram entre acusar e aceitar a Jesus.

Não sabemos quando morreremos! Não sabemos quando partiremos para o reino dos mortos. Mas que bom, se no momento de nossa partida, quando Deus falar ao teu coração dizendo: Prepara a tua casa, Pois morrerás, não viverás – Ezequias - ou está próxima a minha partida – Apóstolo Paulo – tu possas está em paz com Deus.

Nenhum homem tem a capacidade de ver o futuro, nem de saber o dia em que há de morrer – salvo os suicidas – no entanto, todo o dia somo entregues a morte, por isso “prepara-te Israel para encontrares com teu Deus”

3 comentários:

Elana disse...

É verdade não temos como prevê o futuro, portanto não temos como saber o dia que iremos morrer. A morte é inevitavel assim como o encontro com Deus, portanto devemos está sempre preparados!

Janderson Martins disse...

Este é um dever nosso estar preparando para encontrar com o nosso Deus, pois como já foi falado, não sabemos o dia e nem a hora que vamos morrer e do mesmo modo é a vinda do Senhor, não sabemos o dia e nem a hora que Ele irá voltar.
Por isso devemos estar preparados ou seja vigiando e orando.

Carmina Alves disse...

Conheço algumas pessoas que não acreditam em Deus. Elas não creem que possa haver algo após a morte. Vivem suas vidas realizando todo tipo de desejo carnal porque acreditam que não têm a quem prestar contas. Mas, posso perceber o vazio dentro de seus olhares. Uma destas pessoas está com uma doença incurável e a morte para ela é iminente. Agora, além do vazio, eu vejo em seu olhar o horror e o medo por não ter certeza do que lhe espera após esta vida. Que o nosso bom Deus possa ter misericórdia desta alma e que ela dê ouvidos à sua Palavra antes que chegue seu dia de morrer!