quinta-feira, 12 de novembro de 2009

QUERER X REALIZAR


Filipenses 2: 13 - "porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade"


Não é fácil vencer a tentação. As dificuldades são, às vezes, tão grandes que muitos desistem da batalha e cedem aos caprichos. Talvez você mesmo já deve ter falado, desesperadamente: "Eu quero melhorar, mas eu não consigo me livrar deste pecado." Depois de lutar, sem sucesso, contra vícios e maus hábitos, algumas pessoas encontram conforto ou desculpas nas palavras de Jesus: "...o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" Mateus 26:41. Outros se identificam com a lamentação frustrada de Paulo: "...pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo" Romanos 7:18.

Mas não devemos justificar nossos fracassos dessa maneira. Jesus estava comentando sobre o cansaço e fraqueza dos apóstolos, que não conseguiram acompanhá-lo na hora das provações. Paulo descreveu a frustração que ele sentia como judeu abaixo da lei, antes do livramento oferecido em Cristo. Nenhum desses versículos descreve a circunstância do cristão nos dias de hoje. Tudo mudou quando Jesus morreu e ressuscitou.

Ao invés de tentarmos justificar nossos erros com exemplos de pessoas que viviam antes da vitória de Jesus, devemos ouvir as palavras animadoras de outras passagens. Em Romanos 8, Paulo mostra a situação atual do cristão: "...não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito" vs. 4. Os que seguem a Jesus são "mais que vencedores" vs. 37. Em Filipenses 2, Paulo comunica seu sincero desejo que os cristãos andem como luzes no mundo. Ele diz que devemos desenvolver a nossa própria salvação, mas nos relembra que é Deus quem dá a vitória: "porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade" vs.13.

Como servos de Deus, precisamos deixar de pensar como perdedores. Podemos nos sentir fracos, mas Deus é forte. Se nós, de verdade, buscamos o caminho do Senhor, ele nos ajudará a vencer como está escrito em 1 Coríntios 10:13 – "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além de vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar."

Que possamos bucar em Deus o nosso fortalecimento a cada dia mais.

2 comentários:

Miller disse...

Que bom que em Cristo Jesus podemos ser vencedores! Obrigado Jesus por, morrendo na cruz, nos possibilitar avitória.

Janderson Martins disse...

Sabemos que Satanás sempre estar a procura de nos derrubar, por isso devemos se apegar sempre ao Senhor. Sou grato ao nosso Deus, mesmo errando Ele nos perdoa, e através dos meus erros fui capaz de perceber para onde estava indo. Sempre agradeço ao Pai por tudo que estar acontecendo na minha vida. E sei que o Pai tem algo de bom para seus servos.