terça-feira, 27 de outubro de 2009

COMPAIXÃO


Marcos 10: 47 – “Este, quando ouviu que era Jesus, o nazareno, começou a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!”

Vamos tentar nos ver na pele de Bartimeu, que embora estivesse cheio de esperança, via-se limitado e carente em sua condição de cego. Quando soube que era Jesus quem vinha à sua direção, ele deve ter pensado: “Hoje é o dia da minha bênção. É hoje”. E como foi com Bartimeu, assim pode ser conosco, ou seja, hoje pode e é o dia da nossa bênção, o tempo de Deus para nossas vida.

Bartimeu começou a clamar dizendo: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Tudo bem ter gritado: “Jesus, Filho de Davi”, mas também falar "Tem compaixão de mim” já era o sinal de seu desespero a ponto de não ver, sabendo que Jesus poderia lhe curar, através de sua misericórdia. E a razão da vinda de Jesus Cristo foi exatamente a compaixão. Talvez ninguém tenha compaixão de você. Talvez você seja sempre jogado de um lado para outro. Ninguém o ouve, outros o pisam, não se importam com você, que você não significa nada, seus filhos o deixaram e nem obedecem mais você. Mas como está escrito na Palavra, o Senhor tem compaixão. E esta compaixão era tão forte a ponto de Jesus, após ter avistado Jerusalém das montanhas, afirma: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir teus filhos, como a galinha ajunta os do seu próprio ninho debaixo das asas, e vós não o quiseste!” Lucas13.34. E em Jerusalém não quiseram o Senhor.

E Bartimeu dizendo: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Está registrado na Palavra, a partir do verso 48, de Marcos 10, que à medida que Bartimeu gritava, o povo pedia que ele se calasse: “Muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”. Normalmente, quando as pessoas querem buscar a Jesus, existe o grupo dos chamados “deixa disto”, principalmente se a pessoa grita o nome de Jesus. É interessante que você pode sair pela rua comemorando, gritando o nome de um time de futebol que ninguém fala nada, mas se você sair falando Jesus passa a ter algo de errado, Jesus parece incomodar. Muitos repreendiam a Bartimeu. Quem sabe a turma do “deixa disso” era a turma da mesma situação de Bartimeu, gente sem braço, sem perna, outros cegos, sujos, só pedindo esmola. As pessoas estarão prontas a repreendê-lo. Você pode ir a qualquer lugar e, muitas vezes, recebe até aplausos, mas pelo fato de você ir à igreja, muitos passam a repreendê-lo: “Ah, você vai deixar a religião da sua avó, da família? Você vai deixar a religião dos seus pais?” Contudo, o texto registra que enquanto as pessoas repreendiam Bartimeu, cada vez ele gritava, e mais alto. Ele continuava a clamar. Meu amigo não desista, Bartimeu não desistiu, a ponto de ter gritado: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim.”. Sabe por que Jesus parou? Porque Ele se importava com Bartimeu e ainda hoje se importa com os “Bartimeus” da vida, com aqueles que ninguém se importa. “Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os estendeu, formou a terra e a tudo quanto produz; que dá fôlego de vida ao povo que nela está e o espírito aos que andam nela.” Salmo 42.5.

Marcos 10: 49 nos diz: “Parou, pois, Jesus e disse: Chamai-o. E chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama”. Esta foi a ordem dada pelo Senhor. Bartimeu teve de lidar com tantos obstáculos até chegar a Jesus, a própria multidão rogava que ele se calasse, mas do mesmo modo que tinha o grupo do “deixa disto”, tinha aquele grupo que foi chamar Bartimeu, e este grupo é a Igreja, falando das maravilhas de Deus, que está sempre pronto a te ouvir.

Um comentário:

Janderson Martins disse...

Obrigado Senhor pela sua misericórdia e bondade para conosco, sabemos que não merecemos, mas mesmo assim tem compaixão para conosco.