sexta-feira, 30 de outubro de 2009

REFÚGIO


Deus é o nosso refugio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.


Salmo 46.1




As fortalezas eram necessidades primordiais quando a forma de governo era Reino. Cada Imperador tinha por objectivo o alcance de outros reinos, e isso se dava por meio da anexação de outras possessões a custa da força. Então as fortificações tinham grande importância.


Algumas cidades ou cidadelas eram erguidas sobre grandes fortes, dada a sua importância, assim o inimigo era visto de longe e o tempo de preparação era suficiente para desbaratar o adversário. Nos dias actuais, só nos restam às ruínas das cidadelas ou partes das fortificações que outrora serviam protecção a todos os habitantes. Grandes cidades não resistiram ao tempo e à investida de outros reinos, e hoje, apenas resquícios de glórias são lembrados pelos livros ou gravuras. O salmista fala algo muito interessante, sua mensagem traz consigo algumas verdades absolutas e acalentadoras.


A idéia central é que Deus não se desgasta com o tempo. Seu poder permanece o mesmo, mesmo que gerações possam dizer que não ou que impérios se desmorone sobre nossas vistas, contudo Ele permanece para sempre.


A importância de se ter um rochedo, um lugar onde possamos aportar ou podemos dizer um ombro amigo; isso é de grande valia em tempos de desilusão. Deus está presente em todos os momentos, nós é que não o notamos em decorrência da nossa pequenez, mas como um farol que ilumina o caminho, Ele está sempre firme, como uma muralha intransponível, como uma rocha segura que não se desestabiliza com as intempéries, DEUS É O NOSSO REFÚGIO E FORTALEZA!

Um comentário:

Janderson Martins disse...

Muitas vezes queremos procurar refúgio em alguma pessoa, mas o único que refúgio que devemos procurar é Jesus, pois em meio todos os momentos estar ao nosso lado.