sábado, 10 de outubro de 2009

PARTICIPAR INDIGNAMENTE


1 Coríntios 11:27 - De modo que qualquer que comer do pão, ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.



Cada um que participa da Ceia do Senhor deverá examinar-se para estar certo de que está participando de maneira correta, discernindo o verdadeiro significado do memorial. A bíblia nos orienta que: "De modo que qualquer que comer do pão, ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor. "1 Coríntios 11:27-29. A palavra "indignamente" por muitos é freqüentemente mal entendida. Ela não descreve a dignidade da pessoa, sendo que ninguém é verdadeiramente digno de comunhão com Cristo. Esta palavra descreve o modo de participar. A pessoa que não leva a sério esta comemoração está brincando com o sacrifício de Cristo e está se condenando por não discernir o corpo de Cristo. Por esta razão, devemos ser muito cuidadosos cada vez que participarmos da Ceia do Senhor. É essencial que esqueçamos as preocupações mundanas e prestemos atenção exclusivamente à morte de Cristo. Se tratarmos a Ceia do Senhor como um ritual qualquer, ou se a tomarmos levianamente e deixarmos de meditar no seu significado, estamos nos condenando diante de Deus.

Os discípulos de Cristo são privilegiados ao participarem com ele todas as semanas da Ceia do Senhor. E é deste modo, que passamos a ligar o passado, o presente e o futuro. Ligamos ao passado quando olhamos para trás, para o sacrifício que Jesus fez na cruz. Entendemos isto como o centro de nossa salvação. Ligamos o Presente quando meditamos no terrível preço que Jesus pagou para nos redimir de nosso pecado, nossa decisão de resistir à tentação é cada vez mais fortalecida. E ligamos ao Futuro quando entendemos que a morte de Jesus é a base de nossa esperança, quando olhamos em frente para a volta do Senhor e para nossa salvação eterna.

Não podemos esquecer nunca o dia negro no Calvário em que Jesus deu sua vida para salvar a nossa.

2 comentários:

Janderson Martins disse...

Esta mensagem nos mostra o quanto devemos ter cuidado e o que devemos fazer antes de participar da ceia do Senhor. Como diz o texto participar indignamente passamos a ser culpados, por isso devemos estar sempre antetos e examinado a nossa vida, pois assim não seremos culpados. E devemos lembrar que tudo o que Jesus passou foi por mim e por você para termos a Salvação.

Jefté Melo disse...

A Santa Ceia não é um ritual mais sim um memoerial é um tempo para meditarmos na nossa comunhão com Cristo e analisar o sofrimento dele porque todas as vezes que comemos e pão e bebemos o cálice anunciamos a morte do nosso Senhor até que ele venha.Por isso que sempre antes de tomarmos a ceia devemos analisar todo o que fizemos na semana e ser há alguma coisa devemos pedi perdão a Deus e tomar a ceia do Senhor.Amém.