sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O PAI NÃO DESISTE


Lucas 15: 20 – “...Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou.”

Havia um homem muito rico que possuía muitos bens, uma grande fazendo, muitos gados, muitos empregados, e um único filho, seu herdeiro. O que ele mais gostava de fazer era festas, estar com os amigos e ser bajulado por eles. Seu pai sempre o advertia que seus amigos só estariam ao seu lado, enquanto ele tivesse o que lhes oferecer, depois o abandonariam. Um dia, seu velho pai, já avançado em idade, disse a seus empregados para construírem um pequeno celeiro. Dentro dele, o pai fez uma forca e, junto a ela, uma placa com os dizeres: PARA VOCÊ NUNCA MAIS DESPREZAR AS PALAVRAS DE SEU PAI. Mais tarde, chamou o seu filho e o levou até o celeiro e lhe disse: Meu filho, eu já estou velho, e quando eu partir, você tomará conta de tudo que é meu...e eu sei qual será teu futuro. Você vai deixar a fazendo nas mãos dos empregados e irá gastar todo o teu dinheiro com os seus amigos. Venderá todos os bens para te sustentar e, quando não tiver mais nada, teus amigos se afastarão de você. Só então você se arrependerá amargamente de não ter me dado ouvidos. Foi para isto que construí esta forca, ela é para você!

Quero que você me prometa que, se acontecer o que eu disse, você se enforcará nela. O jovem riu, achou um absurdo, mas, para não contrariar seu pai, prometeu, pensando que isso jamais ia acontecer. O tempo passou, o pai morreu, e o filho tomou conta de tudo, e assim como o pai lhe havia dito, ele vendeu tudo, perdendo os amigo e sua dignidade. Desesperado, começou a refletir sobre sua vida e viu que havia sido um tolo, lembrou-se de seu pai e lhe disse: há meu pai, se eu tivesse ouvido os seus conselho...mas agora é tarde! O jovem levantou os olhos e avistou o pequeno celeiro, dirigiu-se até lá e ao entrar avistou a forca e a placa empoeirada e então pensou: Eu nunca dei ouvidos as palavras de meu pai quando estava vivo, mas desta vez farei a vontade dele. Vou cumprir a promessa. Ele assim, subiu os degraus e colocou a corda em seu pescoço e pensou: há se eu tivesse uma nova chance...

Então, se jogou do alto degrau e sentiu a corda apertar seu pescoço, e percebeu que era seu fim, mas o braço da forca era oco e quebrou, sobre ele caíram jóias, pérolas, esmeraldas, rubis, etc. a forca estava cheia de pedras preciosas e também um bilhete caiu da forca e nele estava escrito: É a tua nova chance, eu te amo muito! Com amor, teu velho e já saudoso pai.

Deus é exatamente assim conosco, quando nos arrependemos, podemos ir até Ele. Pois, estará sempre a nos conceder uma NOVA CHANCE! Porque Ele te ama muito. Por isso, não despreze as palavras de Deus, dê ouvidos a Ele.

2 comentários:

Rosinéia Guilherme disse...

Essa história nos faz lembrar da parábola do filho pródigo e assim como ele, nós também possamos dizer "levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti".

Janderson Martins disse...

Agradeço á Deus pois me deu uma nova chance, mesmo com as minhas falhas Ele foi miséricordioso e bondoso para comigo. Obrigado Pai por não ter desistido de mim!