quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DIA DOS PROFESSORES


Jó 28: 27 – Então viu a sabedoria e a manifestou; estabeleceu-a, e também a esquadrinhou.


O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.


No dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima, caso tivesse sido cumprida. Mas foi somente em 1947, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa. O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar o Dia do Professor.

Hoje é uma data especial, muitas escolas estão comemorando esta data importante no cenário nacional. E a você amado educador cristão, receba a nossa gratidão pelo seu esforço e dedicação, além do ensino da Palavra de Deus, também deve ser exemplo em sua vida cristã, tornando sua vida agitada durante toda semana. Seu tempo tem que ser dividido com família, trabalho e muitas vezes estudo.

Que Deus em sua infinita misericórdia abençoe a todos os professores, parabéns a todos!!

“Quando eu era criança, entendia que o dia do professor era feito de presentes, rosas, doces, cartões e festas. Quando, porém tornei-me professor, esqueci essas idéias sumamente materiais. Passei então a compreender o verdadeiro valor de ser professor.”

4 comentários:

Janderson Martins disse...

Quero parabenizar a todos os professores que trabalham nas escolas públicas e os professores das igrejas ou seja professores da escola dominical.
Que Deus possa ajudar a cada um vencer e ajudar a ensinar seus alunos da maneira correta.
PARABÉNS!!!

Miller disse...

Que belo texto!
Aos Professores, meu sincero obrigado por sua vida dedicada ao ensino, saibam que pelo seu esforço e compromisso vidas foram transformadas e destinos mudados.
Que Deus vos abençoe!
FELIZ DIA DOS PROFESSORES! PARABÉNS!

Ana Paula disse...

A todos os professores um feliz 15 de outubro. que toda sabedoria adquirida seja vinda de Deus Pai. E que Ela os guardem e vos encham de bênção sem medida.

Jefté Melo disse...

Parabéns a todos que sempre Deus esteja guiado a cada um dos nossos professores dominicais e os capacitando para fazer a sua obra.